Isabel, a Imperadora que não tivemos.



Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d'Orléans, esse era o nome de uma mulher brasileira, amável, cristã, caridosa, piedosa e nobre que tivemos a honra de chamar de Sua Alteza Imperial a Princesa Isabel do Brasil. Foi uma mulher fantástica que teve como mãe Dona Teresa Cristina, Imperatriz consorte do Brasil e como pai Dom Pedro II, Imperador do Brasil, daí já podemos imaginar o nível da educação que recebeu a princesa Isabel, pois seu pai foi o maior Chefe de Estado que o Brasil já teve. Nossa princesa foi por três vezes Regente por ocasião das viagens feitas por seu pai e como princesa regente assinou a lei áurea a qual pôs fim à escravidão no Brasil, por esse motivo ficou conhecida como ''A Redentora'', e sua famosa frase sobre a abolição da escravidão foi: ''Se mil tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!''. E por libertar os escravos, Isabel do Brasil recebeu do Papa Leão XIII a Rosa de Ouro sendo a única brasileira até hoje a ser presenteada com a mesma. Isabel além de defender o fim da escravidão, defendia também os direitos das mulheres, visando que as mesmas tivessem os mesmos direitos que os homens, um deles era o direito ao voto dizendo: ''Se a mulher pode reinar também pode votar!''. Infelizmente com a proclamação da república, nossa princesa acabou sendo exilada na França junto com toda a família imperial e seu marido o Conde D'Eu, e por esse motivo a princesa Isabel foi a Imperatriz que não tivemos.


Autor da publicação: Kaique Rodrigues

Até a próxima publicação 😃







Comentários

  1. Parabéns Kaique belo texto 👏👏😍

    ResponderExcluir
  2. ''Se mil tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!'' #Guerreira
    👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue ver que um monarca dá a vida por seu país? Assim era a princesa Isabel e sua família. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Uma pergunta.
    Quem fez a lei, ela mesma ou outra pessoa?. Muito interessante o texto, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como o Império era uma monarquia parlamentarista muito provavelmente quem fez a lei foi o parlamento (deputados e senadores) e Sua Alteza a Princesa Isabel assinou a lei áurea porque ela estava como regente do Império, ou seja ela era a Chefe de Estado no lugar de seu pai Pedro II que estava viajando, tanto é que a lei é assinada no senado, tem foto comprovando isso. Muito obrigado, eu farei uma publicação somente sobre a abolição da escravidão explicando com mais detalhes. Obrigado por comentar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas